quinta-feira, 13 de junho de 2013

GUACAMOLE

   
     O Abacate é a base desse prato típico da culinária mexicana, a fruta é rica em ômega 6, ômega 9 e ômega 7 e possui também vitamina E, que faz as gorduras terem ação anti-inflamatória. Além disso o alimento é rico em beta sitosterol, uma substância que ajuda a controlar os hormônios do estresse. No Brasil o abacate é predominantemente ligado a receitas doces, desde o básico abacatezinho com açucar e limão até mousses e outras doçuras. Vamos então mudar um pouco e prepará-lo na forma salgada, o famoso Guacamole - que nada mais é que uma pasta muito usada no México para acompanhar tortilhas de milho fritas (aquele doritos vendido no supermercado, sem ser o temperado, é o ideal). Motivos não faltam pra preparar essa delícia mexicana não é mesmo? Então vamos a receita!

INGREDIENTES
1 Abacate grande (de preferência madurinho)
2 dentes de alho amassados
2  tomates picado (sem pele e sem sementes)
1/2 cebola roxa picada
Coentro picado a gosto (se não gostar não precisa colocar rsrs...)
Cebolinha verde picada a gosto
Pimenta malagueta picadinha a gosto
4 colheres de sopa de suco de limão
Sal a gosto
*1 pimenta de cheiro picadinha - não faz parte da receita original pois não é uma pimenta encontrada no México, mas pra quem é do Nordeste que consegue encontrar facilmente e gosta como eu deve colocar pois combina perfeitamente com o guacamole. Aqui em São Leopoldo é o que eu mais sinto falta...pimentinha de cheiro.

MODO DE FAZER
     Em um recipiente vá amassando os abacates e misturando os outros ingredientes aos poucos, ajustando as quantidades de sal e pimenta pra ficar ao seu gosto. Sirva com tortilhas fritas, no caso é o Doritos que eu falei - Cool ranch ou Tortilla Chips. Aí só fica faltando a Tequila pra quem gosta rsrsrs! Bom apetite!


Um comentário: