terça-feira, 11 de junho de 2013

Homus


Aí vaí então!
INGREDIENTES
250g de grão de bico
3 dentes de alho (pode pôr menos se nao gostar, eu amo rsrs)
3 colheres de sopa de salsinha (ou 1 raminho)
1\2 xícara de azeite ou óleo (canola, milho, girassol)
Suco de 1 limão (ou 2 colheres de vinagre branco)
5 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim comprada pronta)
Sal e pimenta do reino a gosto
Um pouco da água onde o grão de bico cozinhou
Algumas pedras de gelo (opcional)

MODO DE FAZER
Coloque o grão de bico de molho por umas duas horas, escorra a água, coloque outra e cozinhe até ficar macio em uma panela de pressão por uns 10 minutos (em média!!!). Depois de cozido reserve um pouco da água e num processador ou liquidificador coloque um pouco de água e o grão de bico e bata até formar uma pasta. Vá adicionando o restante dos ingredientes, o gelo, até ficar tudo misturadinho, acerte o sal e pronto. Por isso nessa receita o ideal é o processador (mas com jeitinho dá certo no liquidificador também...). Guarde na geladeira em um pote de vidro esterelizado. Use com kibe, pães, tortilhas, rap10 etc. Como aperitivo de uma cerveja fica ótimo, não sei ao certo ainda qual a ideal mas vou me informar com meu irmão Márcio que está cada vez mais craque em harmonização de cervejas! Talvez uma pilsen basiquinha mesmo rsrs...

*Dica: o tahine é encontrado na seção de importados do supermercado, ou então nos mercados públicos das grandes cidades onde se encontra uma variedade enorme de condimentos.




2 comentários:

  1. Mlr, comprei esse tahine pensando em uma receita com frango,mas nunca fiz. O bicho tá lá faz tempo, deve tá é vencido! Tu conhece outra receita, mais prática q use ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher seeerio, deixa vencer nao!!! afff vou pesquisar, fui evr agora teu coments, seeculos depois, procurar uma receita, inadmissivel tu com um tahine aí dando sopa rsrs! bjbjbj!

      Excluir