quarta-feira, 26 de junho de 2013

MOLHO PESTO

  
     O molho pesto é de Gênova, cidade situada no noroeste da Itália. A receita original é feita com manjericão, azeite extra virgem, parmesão ralado e pinolis (pinhão tradicional da Itália). No caso substituiremos por castanha de caju, fica excelente! Apesar de calórico devido ao azeite e a castanha é super saudável! Vamos a receita...

INGREDIENTES
3 dentes de alho
1 colher de chá de sal
1 xícara de folhas de manjericão fresco
2 colheres de sopa de castanhas de caju ou nozes
50g de queijo parmesão ralado de boa qualidade
1/2 xícara de azeite extra virgem
pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER
     Na receita original usa-se um pilão, daqueles grandes de fazer paçoca. Mas como não tenho um ainda,  faço no mini processador. Primeiro coloco o azeite e o manjericão, depois vou acrescentando o restante dos ingredientes, provo o sal e está pronto. Transfira para um pote limpo e deixe na geladeira guardadinho caso não vá usar todo no mesmo dia. Antes de guardar, só acrescente um pouquinho de azeite por cima pra conservar mais. O melhor uso que acho é no macarrão, porém fica excelente em frango grelhado, carnes, sobre batatas, torradinhas etc.

*Sugestão de Acompanhamento: 300g de spaghetti cozido al dente em 3 litros de água fervente - com sal e um fio de azeite (ou outro tipo de massa, de preferência grano duro). Com a massa ainda quente, despeje o molho por cima e sirva imediatamente. Caso queira, acrescente mais azeite e queijo parmesão ralado. Bom apetite!


2 comentários: