sábado, 15 de junho de 2013

Pão Piadina

   
    A Piadina é um pão típico italiano, provavelmente já comido pelos antigos romanos, que teriam aprendido a fazê-la no Oriente Médio (gregos bizantinos e os palestinos têm pratos similares).
    Vi essa receita no gnt já faz um tempo e fiz pela primeira vez quando estava em Fortaleza no final do ano, ficou ótimo, deu certinho. Eu gosto por que há uma variedade enorme de acompanhamentos doces e salgados pra esse pão (que mais parece uma panqueca), vai depender do gosto e da imaginação de cada um. Pode substituir o rap10 no preparo da comida mexicana, pode servir de base pra Wrap - aquele sanduíche enroladinho, ou pode simplesmente ser o pão do café da tarde, com o charme que foi você que fez! Segue a receita abaixo...Beijos e bom final de semana a todos!

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
1 ½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de leite

MODO DE FAZER
     Em uma tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar. Junte o leite aos poucos e misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e trabalhe a massa por 3 minutos, no máximo. Enrole a massa para formar uma cobra e divida em 6 pedaços iguais. Se não quiser fazer todos os pedaços, congele a massa restante, antes de abrir, já em porções embrulhadas em filme. Cubra a massa que será usada com um pano de prato úmido. Mas atenção, o pano não pode estar molhado, só úmido.
    Coloque uma frigideira antiaderente, ou chapa grande de ferro, ou grill para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão ou com uma garrafa de vinho, até ficar com cerca de 20cm de diâmetro. Coloque o disco na frigideira e faça vários furos com um garfo; assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, após cerca de 2 minutos, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos, furando com o garfo. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras. Recheie como quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário