terça-feira, 30 de julho de 2013

LASANHA DE ABOBRINHA

   
     Que tal aprender a fazer uma lasanha light e deliciosa? Bem simples de fazer, a lasanha de abobrinha é leve e combina ingredientes simples e funcionais que irão ajudar quem precisa consumir uma quantidade menor de calorias mas não quer abrir mão do sabor. Quem quiser pode substituir a abobrinha por berinjela e o queijo magro por mussarela se preferir. As variações e substituições ficam por conta de cada cozinheiro rsrs! Vamos a receita então, bom apetite!

INGREDIENTES
-1 abobrinha grande cortada em fatias bem finas no sentido do comprimento (uso sempre aqueles fatiadores manuais, lembrando que são necessárias 9 fatias longas na travessa que eu faço, portanto compre outra abobrinha caso seja preciso);
-1 tomate cortado em rodelas fininhas;
-1 xícara de molho de tomate peneirado (se tiver o caseiro é melhor);
-1 unidade de ricota fresca com sal (pode substituir pelo queijo de sua preferência);
-1 copo de requeijão light;
-1/2 xícara de leite desnatado morno (somente pra misturar melhor a ricota e o requeijão, formando uma pastinha mais fácil de espalhar);
-1 colher de sopa margarina light (para untar a forma);
-1 colher de farinha de trigo (para enfarinhar a forma);
-1 colher de sopa de azeite de oliva;
-2 colher de sopa de queijo parmesão ralado de boa qualidade (somente um pouco pra gratinar);
- 2 colheres de sopa de alho desidratado ou 2 dentes de alho fatiado cru (opcional);
-Sal e pimenta a gosto;
-Salsinha ou manjericão fresco a gosto (opcional)

 MODO DE FAZER
     Coloque as fatias de abobrinha (ou de berinjela) em um recipiente com água morna e sal. Deixe por uns 20 minutos. Retire, seque e grelhe em uma frigideira teflon ou grill, usando um pouquinho de azeite de oliva e temperando com um pouco de sal e pimenta a gosto. Uns 3 minutinhos de cada lado em fogo baixo fica ótimo. Reserve.
     Misture o requeijão com a ricota  e o leite morno com um garfo até ficar bem homogêneo, ajuste o sal se necessário.
    MONTAGEM: Pincele a margarina e polvilhe farinha de trigo em uma travessa pequena (ex: 24cm x 14cm). Disponha as fatias de abobrinha, um pouco da pasta de ricota, fatias de tomate, molho de tomate e em seguida a abobrinha novamente, repetindo o processo. "Feche" com a abobrinha, coloque a pasta de ricota sobre ela e salpique o queijo ralado, a salsinha (ou erva de sua preferência, fresca) e o alho. Leve ao forno por uns 20 minutinhos e sirva em seguida.
Dicas de acompanhamento: salada de folhas com arroz branco ou falso arroz de couve flor (faz um arroz substituindo os grãos de arroz pelo couve flor, darei a receitinha passo a passo aqui no blog em breve, é bem fácil e levíssimo) .

terça-feira, 23 de julho de 2013

EMPADÃO DE FRANGO

  
     Empadão é bom demais! Prato único! Aceita no máximo uma saladinha de alface basiquinha, sempre bem-vinda... E relembrar é viver. Esta receita antes de qualquer coisa me faz lembrar de momentos em família muuuito bons! E os créditos vão todos pra minha cunhada Luana Araújo, dona dessa receita gostosa demais que eu me apropriei sem pedir licença e faço sempre que posso com os mais variados recheios. E os truques pra ficar delícia também são dela, que lá nos fins de semana no Pecém me passou todas as dicas! Luana, se algo tiver errado faça o favor de corrigir viu rsrs! Beijos a tod@s e bom apetite!

INGREDIENTES
*Massa:
-1 kg de farinha de trigo
-500g de margarina (de boa qualidade, 80% lipídios, ex: Qualy)
-1 ovo
-Sal a gosto
*Recheio:
-2 Kg de frango cozido e desfiado (veja no modo de fazer a dica pra desfiar facilmente o frango)
-1 pacote de creme de cebola
-1 lata de creme de leite
-2 copos de requeijão

MODO DE FAZER
     Para a massa misture a farinha de trigo com a margarina, o ovo batido e o sal ate formar uma massa homogênea, tipo massinha de modelar. Se precisar de mais ou menos farinha ajuste de acordo. Geralmente a quantidade é essa mas pode ir bem mais ou bem menos, então coloque primeiro a margarina na tigela (em colheradas) e vá juntando a farinha aos poucos até dar o ponto de soltar das mãos. Reserve e de preferência coloque na geladeira por uns 15 min enrolada em filme plástico antes de abrir - se tiver o clima quente.
     Dica pro cozimento do frango (serve pra qualquer receita que vc queira frango desfiado): Corte o peito de frango em cubos e cozinhe em uma panela de pressão grande com um pouco de óleo, água cobrindo (não muita) e um pouco de sal (não muito sal pois no creme de cebola tem bastante, então tenha cuidado pra nao exagerar). Depois que pegar pressão deixe por 15 minutos, depois retire a pressão com cuidado, abra a panela, mexa bem e deixe secar a água toda, deixando o frango sequinho. Ao final você não precisar desfiar com as mão pois só em mexer ele se desfiará sozinho! Reserve.
     Em outro recipiente misture bem com um garfo a lata de creme de leite (ou nata) ao creme de cebola em pó. Junte essa mistura ao frango desfiado. Caso queira acrescentar milho e ervilha a hora é essa, escorra e misture ao frango. Eu não ponho.
     MONTAGEM: Pegue um saco plastico limpo e corte em duas partes iguais retirando as alças (pode usar papel filme tb, mas sempre uso aqueles sacos transparentes grandes pra freezer). Em uma mesa ou superfície lisa coloque uma parte do saco, ponha uma metade da massa sobre ele, a outra metade do saco em cima e com um rolo va espalhando até a massa ficar bem fininha. Essa é a dica pra massa nao quebrar ao passar pra forma! Em uma travessa grande, retangular de preferência, coloque a massa retirando os excessos com uma faca. Sobre ela ponha o recheio todo, cubra com o requeijão e por cima coloque a outra metade da massa esticada conforme falei acima. Se quebrar alguma parte vá ajeitando com jeitinho pois depois de assada não vai dar nem pra ver esses quebradinhos...Pincele um ovo batido e ponha no forno pré aquecido pra assar por uns 40 minutos em média.
     Está pronto e fica uma delícia!!!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

BOLO TOALHA FELPUDA FÁCIL

    
     Que tal um bolinho de côco, daqueles de comer gelado, estilo toalha felpuda? Pois então, eu tava desejando demaaais um bolo assim, mas como tava achando muito trabalhosa as receitas que encontrava resolvi fazer por minha conta, misturando a receita de bolo fofo de liquidificador facílimo que eu sempre faço aqui em casa e fazendo uma coberturinha que nao precisasse ir no fogo e tudo mais. Resultado: ficou ótimo, delícia mesmo, no ponto certo, vou dar a receita com os detalhes que acho importantes e as variações que podem ser feitas! Beijos e bom apetite!

INGREDIENTES

PARA A MASSA DO BOLO
-3 ovos
-3 colheres de sopa de margarina ou manteiga (uso margarina)
-2 xícaras de chá de açúcar (usei o refinado)
-1 xícara de leite integral
-2 xícaras de farinha de trigo
-1 colher de sopa de fermento químico em pó
-1 colher de chá de essência de bauninha (opcional, mas eu uso)
-1 colher de chá de bicarbonato de sódio (importantíssimo, deixa beeem fofo, sempre uso)
-Raspas de limão (só da parte verde, a branca é amarga, opcional...pra quem gosta de um toquezinho de limão na massa).

PARA A CALDA/COBERTURA
-200ml de leite de côco (1 vidro ou caixinha pequena)
-1 lata de leite condensado
-150 gramas de côco ralado seco (usei o adoçado fino industrializado pq era o que tinha aqui mas pode ser qualquer um, o natural então deve ficar melhor ainda)
-3 colheres de sopa de leite ninho (usei porque achei muito fino quando misturei os ingredientes acima, aí fui dando o ponto com leite ninho e coco ralado, fica a gosto as colheradas de leite ninho então...sem esquecer de deixar 50g de côco pra cobrir o bolo e dar a aparência de toalha felpuda hummm)

MODO DE FAZER

O BOLO: Pré aqueça o forno. No liquidificador bata bem os ovos, açucar e a margarina. Acrescente o leite, a essência de baunilha e em seguida a farinha de trigo. Coloque o bicarbonato, bata mais um pouco e finalize com o fermento quimico. Não bata demais depois de colocar o fermento porque dizem que diminui o efeito. Em uma forma untada e enfarinhada despeje a massa do bolo, ponha as raspinhas de limão caso vá usar e coloque no forno por 25 a 30 minutos, depende do forno...Usei uma forma redonda de 25cm de diâmetro.

A COBERTURA/CALDA: Em um recipiente misture bem o leite de côco, o leite condensado e 100g de côco ralado. Adicione o leite ninho se quiser fazer como eu e engrossar mais um pouco. Eu coloquei umas 3 colheradas cheias. Reserve.

MONTAGEM: Fácil demais. Quando o bolo tiver pronto deixe esfriar um pouco e desenforme. Não tem problema nenhum se ficar um pregadinho na forma, mas geralmente essa massa desenforma tranquilamente. Coloque a forma sobre um prato grande ou boleira. Na forma despeje um pouco da calda no fundo. Coloque o bolo novamente dentro, faça furinhos nele e cubra com o restante da calda reservada, cobrindo bem, puxando os ladinhos pra ela ir caindo das bordas até lá embaixo. Quando terminar cubra todo com o coco ralado, deixando colar e dando umas batidinhas, é pra ficar cheinho de côco ralado por cima, o que cair cairá no prato não tem problema. Cubra com um abafador e leve pra geladeira. Sirva em seguida geladinho!

DETALHES: Eu não deixo fora depois que desenformo pra não desperdiçar a calda, quero que ela vá toda pro bolo, mas fica a critério também, se você quiser levar todo pra mesa e achar feio na forma pode fazer do jeitinho que quiser. Mas eu prefiro servir as fatias individuais e aí ninguém vê se for o caso. O sabor fica melhor com certeza. Ah, outro detalhe, pode servir quente e nao por na geladeira se não quiser, mas eu acho bem melhor geladinho. Eu gosto de colocar na geladeira porque bolo com cobertura, principalmente com côco etc eu tenho medo de estragar logo sabe. Até o de chocolate, quando faço,eu coloco na geladeira. Mas fica a gosto de cada um. Até porque ele é bom de todo jeito e não vai dar nem tempo de estragar. Beijos a tod@s!




quarta-feira, 10 de julho de 2013

BAIÃO DE DOIS

     

     O Baião de Dois é um prato bem típico do Ceará, quase todo restaurante tem e nas casas é comum se fazer. Vou ensinar o jeito básico e simples, o baião do dia a dia. Tem várias formas de se preparar: mais incrementadas, mais seco, mais molhadinho, enfim...cada um dá o seu toque, mas o queijo é fundamental e o feijão não pode ser qualquer um. Bom apetite!
 

INGREDIENTES
 

-2 xícaras de chá de arroz branco comum (agulhinha)
-2 xícaras de chá de feijão de corda (ou feijão verde)
-3 colheres de sopa de manteiga de garrafa
-200g de queijo de coalho cortado em cubinhos

-2 pimentas de cheiro  picadinhas
-Cheiro verde picado (coentro e cebolinha)
-1 cebola roxa grande picada (pode ser a branca também)
-4 dentes de alho picados

-Sal a gosto
 

MODO DE PREPARO     
     
     Cozinhe o feijão, com a pimenta de cheiro  e o sal. Escorra o feijão e reserve o caldo. Em uma panela, aqueça um pouco de óleo refogue a cebola e o alho e junte o arroz já lavado e seco,Junte o caldo do cozimento do feijão, completando com água se necessário. Cozinhe o arroz, quando estiver quase seco, junte o feijão misture e deixe terminar de cozinhar. Retire do fogo e junte o cheiro verde, o queijo, a manteiga de garrafa. Sirva em seguida.
 

     Dicas de acompanhamento: No Ceará comemos acompanhado de paçoca, peixe frito, ovo, carne de sol ou sozinho mesmo. Quando fazemos churrasco é característico, quase indispensável, ter baião de dois pra acompanhar. 
     Quanto às variações que falei, vão desde adicionar creme de leite, requeijão, a nata cearense (que não é a nata daqui, lá no Ceará a nata é salgadinha e parece uma manteiga quase, diferente daqui que a nata é o creme de leite fresco). Costuma-se acrescentar carnes no preparo também(ex: torresmo, bacon, carne de sol etc).  Hummmm baiãozin!!!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

RISOTO DE ABOBRINHA


     Gosto muito de abobrinha, sempre tenho em casa e preparo de várias formas. Grelhadinha, ralada na salada, como lasanha, de todo jeito. E aqui compro direto pois, além de tudo, é 1,39 o kg rsrs! E hoje quando cheguei a noite com a Marianna da escola, sem saber o que fazer pra ela jantar, tava até pensando numa sopinha, mas foi quando passou o programa do Rodrigo Hilbert - Tempero de família (no gnt toda quinta 20h). Ele ensina coisas fáceis, com temperos naturais de casa mesmo, além do modo de fazer dele que é sempre sem frescura. Hoje ele ensinou um risoto de abobrinha, acompanhei rapidinho o preparo e já fiz em seguida, deu super certo. Abaixo está a receita do jeitinho que eu fiz, mudei pouquíssimas coisas. Parece difícil mas não é, tem detalhezinhos importantes, mas é ligeirinho na prática. Por sorte tinha aqui o arroz indicado - arbóreo, próprio pra risoto que tinha comprado outro dia - mas juro que se não tivesse tinha feito assim mesmo com o normal, agulhinha que tenho certeza ia ficar bom também. Beijos e até a próxima!

INGREDIENTES
- 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli.
- 1 xícara de vinho branco seco
-"Pastinha" feita com cebola, salsinha, alho pisado ou ralado e azeite, tudo misturadinho (mais detalhes no modo de fazer)
- 1 litro de caldo de legumes natural (pode usar o em tablete/pó também).
- 1 abobrinha em cubos
- 3 colheres de sopa de salsão picado (opcional, eu coloquei mas na receita do programa não tinha)
- 100g de queijo parmesão ralado (de boa qualidade, de preferência ralado na hora)
- 1 colher de sopa cheia de manteiga
- Sal e pimenta a gosto (tenha cuidado com o sal pois o queijo já tem...e vai bastante queijo na finalização)
- 2 colheres de sopa de Azeite de oliva

MODO DE FAZER
     Pra quem nunca fez risoto não estranhe, siga a receita e sua intuição que dá certo. A intuição pelo seguinte: é o tipo da receita que o ponto vai muito do gosto da pessoa, mais al dente, mais molinho etc. Que nem o macarrão. Outra coisa, se for perguntar a um italiano ele vai dizer que risoto não pode ser feito com arroz normal. A receita de risoto é tradicionalmente italiana. Se a gente não quiser fazer temos todo o direito pois temos inúmeras outras receitas brasileiras com arroz normal, agulhinha, parboilizado etc.  Mas especificamente esta é uma receita de risoto e estaria mentindo se dissesse que o tipo de arroz é frescura, que não faz diferença, realmente esse arroz faz a diferença você querendo aceitar isso ou não rsrs. Ele pode absorver uma quantidade de líquido de até 3 vezes o seu volume, grosseiramente falando ele "puxa" o sabor do caldo, que é a base do risoto. Fora isso ele libera mais amido que deixa naturalmente o risoto cremoso sem o uso de creme de leite ou de outro artifício que altere o sabor ou deixe sem gosto. Vale a pena comprar pra quando for fazer essa receita específica, até porque não é usado no dia a dia, não vai pesar no bolso e o resultado é muito bom.
      Primeiro vou ensinar a fazer o caldo de legumes natural - caso queira usar. Eu prefiro e acho uma escolha saudável. Em 1 litro de água fervente coloque alguns legumes, coloquei o que tinha aqui, 1 chuchu, 1 batata, meia cenoura, salsinha, meia cebola, 1 dente de alho e sal. Deixa ferver por uns 30 minutos, retire os legumes (guarde pra usar em outra receita) e está pronto o caldo. Se for usar o em tablete dissolva 2 na água fervente e pronto. Reserve.
     A pastinha que eu falei se faz assim: rala a cebola (meia cebola grande eu coloquei), pise o alho(botei 2 dentes), pique bem miudinha a salsinha (1 raminho) e adicione umas 2 colheres de sopa de azeite, misturando bem.
     Esquente uma panela, coloque as 2 colheres de azeite (com cuidado, nunca esquente o azeite demais senão além de perder os benefícios ele dá um gosto ruim se esquentar muito). Coloque a pastinha pra dar uma fritadinha no azeite, a quantidade da pastinha é a gosto, eu coloquei toda a que eu fiz (se não quiser guarde o resto na geladeira pra fazer um arroz, temperar alguma coisa, enfim). Mexa um pouco e logo em seguida coloque o arroz arbóreo, sem parar de mexer, refogando. Despeje o vinho branco, vai fazer tssss rsrs...deixe evaporar todo o álcool e secar um pouco, e aí então começa o principal. Vá colocando o caldo de legumes quente com uma concha: uma, depois a outra...esperando secar um pouquinho, sempre mexendo devagar,  mais umas 2 conchas e acrescente a abobrinha em cubos e o salsão picado. Ponha mais um pouquinho de caldo pra abobrinha cozinhar (não muito, o melhor é quando ela fica crocantezinha, delíciaaa) e em seguida prove o caroço do arroz. Se não tiver ao seu gosto coloque mais caldo e vá deixando secar, mas não muito. Assim que o arroz estiver no ponto coloque a manteiga e o queijo parmesão mexendo bem pra finalizar. Não é pra ficar seco. Ajuste o sal se precisar e sirva em seguida! É prato único mas no programa ele fez acompanhado de bife de chuchu a milanesa e salada de couve com sal, laranja e mel. Bom apetite! Beijos a tod@s!