terça-feira, 28 de maio de 2013



FRICASSÊ DE FRANGO

INGREDIENTES
1kg de filé de peito de frango temperado a gosto (uso 1 colher de tempero sabor ami sabor sal com alho), cozido e desfiado "grosseiramente" (pode ser em cubinhos pequenos tambem), bem sequinho.

1 copo de requeijão
1 lata de creme de leite (ou 2 caixinhas)

2 latas de milho com soro
batata palha
200g de queijo mussarela fatiado
azeitonas - de preferência sem caroço

MODO DE FAZER
   Após ter cozinhado o file de frango, unte uma assadeira grande com margarina, espalhe o frango por cima e reserve. No liquidificador bate o milho, o requeijão, o creme de leite até ficar homogêneo. Não coloco sal nessa mistura. Cubra o frango com "quase" todo esse creme, em seguida espalhe a azeitona, e ponha a mussarela em fatias, um restinho do creme pra "colar" a batata palha que vem por ultimo e coloca no forno quente por 40 minutos. Fica uma delícia com um arrozinho branco! É muito fácil e além disso muito gostosa, quem não gosta de azeitona pode tirar mas dá um toque muito especial. Sem falar que é uma receita de família já! O da Dona Iodira minha mãezinha linda já é conhecido...não sei o que ela faz que fica ainda mais gostoso do que qualquer outro. Mas ela me revelou, ela deixa o frango secar bem e refoga beeem refogadinho.
   Cada um vai dar um toque, o meu é o jeito que eu cozinho o frango, não só pro fricasse mas pra qualquer receita que use frango desfiado. SEGUINTE: Pego o frango, corto em pedacinhos, se for sassami nao precisa cortar, e aí eu pego a panela de pressao, coloco o frango, ponho água fervente cobrindo o frango (não muuita água), duas colheres de oleo, sal a gosto(ja disse que uso o sabor ami sal com alho), tá...aí eu simplesmente fecho a panela e quando a pressao começa eu deixo 15 minutos. Desligo, deixo sair a pressão e com um garfo grande eu mexo e a mágica acontece: o frango desfia todinho, sem precisar ficar queimando a mao nem sujar batedeira, liquidificador e etc. Se ainda tiver água eu deixo secar bem sequinho, no caso do fricassê por exemplo...e pronto. É muuito rapidinho e prático fazer frango desfiado assim. Pode deixar na geladeira e usar pra sanduiche, omelete, sopa...enfim , qualquer coisa rsrs!
Beijosss mãe! Saudade enorme do "seu" fricassÊ!

OBS: Uma boa dica é substituir o creme de leite, que tem 245 calorias em 100 gramas, pelo iogurte desnatado natural sem ser adoçado, que só tem 40cal na mesma quantidade. Fiz e deu certo, ficou ótimo, o iogurte usei o vigor que é bem firme, coloquei o requeijão light também. A batata eu também deixei mais leve, substitui a "palha" por 2 batatas assadas em rodelinhas bem finas no forno, acrescentando somente na hora de servir, no prato individualmente.
   


4 comentários:

  1. Adorei a dica de cm desfiar o frango, sempre achei um saco faze=lo com as mãos, obg Cozinhadeira!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é muito bom mesmo, mas a receita que eu conheço é bem diferente, uso vinho no cozimento.

    ResponderExcluir
  3. fiz hoje, muito bom mesmo! q delícia!

    ResponderExcluir