terça-feira, 30 de julho de 2013

LASANHA DE ABOBRINHA

   
     Que tal aprender a fazer uma lasanha light e deliciosa? Bem simples de fazer, a lasanha de abobrinha é leve e combina ingredientes simples e funcionais que irão ajudar quem precisa consumir uma quantidade menor de calorias mas não quer abrir mão do sabor. Quem quiser pode substituir a abobrinha por berinjela e o queijo magro por mussarela se preferir. As variações e substituições ficam por conta de cada cozinheiro rsrs! Vamos a receita então, bom apetite!

INGREDIENTES
-1 abobrinha grande cortada em fatias bem finas no sentido do comprimento (uso sempre aqueles fatiadores manuais, lembrando que são necessárias 9 fatias longas na travessa que eu faço, portanto compre outra abobrinha caso seja preciso);
-1 tomate cortado em rodelas fininhas;
-1 xícara de molho de tomate peneirado (se tiver o caseiro é melhor);
-1 unidade de ricota fresca com sal (pode substituir pelo queijo de sua preferência);
-1 copo de requeijão light;
-1/2 xícara de leite desnatado morno (somente pra misturar melhor a ricota e o requeijão, formando uma pastinha mais fácil de espalhar);
-1 colher de sopa margarina light (para untar a forma);
-1 colher de farinha de trigo (para enfarinhar a forma);
-1 colher de sopa de azeite de oliva;
-2 colher de sopa de queijo parmesão ralado de boa qualidade (somente um pouco pra gratinar);
- 2 colheres de sopa de alho desidratado ou 2 dentes de alho fatiado cru (opcional);
-Sal e pimenta a gosto;
-Salsinha ou manjericão fresco a gosto (opcional)

 MODO DE FAZER
     Coloque as fatias de abobrinha (ou de berinjela) em um recipiente com água morna e sal. Deixe por uns 20 minutos. Retire, seque e grelhe em uma frigideira teflon ou grill, usando um pouquinho de azeite de oliva e temperando com um pouco de sal e pimenta a gosto. Uns 3 minutinhos de cada lado em fogo baixo fica ótimo. Reserve.
     Misture o requeijão com a ricota  e o leite morno com um garfo até ficar bem homogêneo, ajuste o sal se necessário.
    MONTAGEM: Pincele a margarina e polvilhe farinha de trigo em uma travessa pequena (ex: 24cm x 14cm). Disponha as fatias de abobrinha, um pouco da pasta de ricota, fatias de tomate, molho de tomate e em seguida a abobrinha novamente, repetindo o processo. "Feche" com a abobrinha, coloque a pasta de ricota sobre ela e salpique o queijo ralado, a salsinha (ou erva de sua preferência, fresca) e o alho. Leve ao forno por uns 20 minutinhos e sirva em seguida.
Dicas de acompanhamento: salada de folhas com arroz branco ou falso arroz de couve flor (faz um arroz substituindo os grãos de arroz pelo couve flor, darei a receitinha passo a passo aqui no blog em breve, é bem fácil e levíssimo) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário