quinta-feira, 4 de julho de 2013

RISOTO DE ABOBRINHA


     Gosto muito de abobrinha, sempre tenho em casa e preparo de várias formas. Grelhadinha, ralada na salada, como lasanha, de todo jeito. E aqui compro direto pois, além de tudo, é 1,39 o kg rsrs! E hoje quando cheguei a noite com a Marianna da escola, sem saber o que fazer pra ela jantar, tava até pensando numa sopinha, mas foi quando passou o programa do Rodrigo Hilbert - Tempero de família (no gnt toda quinta 20h). Ele ensina coisas fáceis, com temperos naturais de casa mesmo, além do modo de fazer dele que é sempre sem frescura. Hoje ele ensinou um risoto de abobrinha, acompanhei rapidinho o preparo e já fiz em seguida, deu super certo. Abaixo está a receita do jeitinho que eu fiz, mudei pouquíssimas coisas. Parece difícil mas não é, tem detalhezinhos importantes, mas é ligeirinho na prática. Por sorte tinha aqui o arroz indicado - arbóreo, próprio pra risoto que tinha comprado outro dia - mas juro que se não tivesse tinha feito assim mesmo com o normal, agulhinha que tenho certeza ia ficar bom também. Beijos e até a próxima!

INGREDIENTES
- 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli.
- 1 xícara de vinho branco seco
-"Pastinha" feita com cebola, salsinha, alho pisado ou ralado e azeite, tudo misturadinho (mais detalhes no modo de fazer)
- 1 litro de caldo de legumes natural (pode usar o em tablete/pó também).
- 1 abobrinha em cubos
- 3 colheres de sopa de salsão picado (opcional, eu coloquei mas na receita do programa não tinha)
- 100g de queijo parmesão ralado (de boa qualidade, de preferência ralado na hora)
- 1 colher de sopa cheia de manteiga
- Sal e pimenta a gosto (tenha cuidado com o sal pois o queijo já tem...e vai bastante queijo na finalização)
- 2 colheres de sopa de Azeite de oliva

MODO DE FAZER
     Pra quem nunca fez risoto não estranhe, siga a receita e sua intuição que dá certo. A intuição pelo seguinte: é o tipo da receita que o ponto vai muito do gosto da pessoa, mais al dente, mais molinho etc. Que nem o macarrão. Outra coisa, se for perguntar a um italiano ele vai dizer que risoto não pode ser feito com arroz normal. A receita de risoto é tradicionalmente italiana. Se a gente não quiser fazer temos todo o direito pois temos inúmeras outras receitas brasileiras com arroz normal, agulhinha, parboilizado etc.  Mas especificamente esta é uma receita de risoto e estaria mentindo se dissesse que o tipo de arroz é frescura, que não faz diferença, realmente esse arroz faz a diferença você querendo aceitar isso ou não rsrs. Ele pode absorver uma quantidade de líquido de até 3 vezes o seu volume, grosseiramente falando ele "puxa" o sabor do caldo, que é a base do risoto. Fora isso ele libera mais amido que deixa naturalmente o risoto cremoso sem o uso de creme de leite ou de outro artifício que altere o sabor ou deixe sem gosto. Vale a pena comprar pra quando for fazer essa receita específica, até porque não é usado no dia a dia, não vai pesar no bolso e o resultado é muito bom.
      Primeiro vou ensinar a fazer o caldo de legumes natural - caso queira usar. Eu prefiro e acho uma escolha saudável. Em 1 litro de água fervente coloque alguns legumes, coloquei o que tinha aqui, 1 chuchu, 1 batata, meia cenoura, salsinha, meia cebola, 1 dente de alho e sal. Deixa ferver por uns 30 minutos, retire os legumes (guarde pra usar em outra receita) e está pronto o caldo. Se for usar o em tablete dissolva 2 na água fervente e pronto. Reserve.
     A pastinha que eu falei se faz assim: rala a cebola (meia cebola grande eu coloquei), pise o alho(botei 2 dentes), pique bem miudinha a salsinha (1 raminho) e adicione umas 2 colheres de sopa de azeite, misturando bem.
     Esquente uma panela, coloque as 2 colheres de azeite (com cuidado, nunca esquente o azeite demais senão além de perder os benefícios ele dá um gosto ruim se esquentar muito). Coloque a pastinha pra dar uma fritadinha no azeite, a quantidade da pastinha é a gosto, eu coloquei toda a que eu fiz (se não quiser guarde o resto na geladeira pra fazer um arroz, temperar alguma coisa, enfim). Mexa um pouco e logo em seguida coloque o arroz arbóreo, sem parar de mexer, refogando. Despeje o vinho branco, vai fazer tssss rsrs...deixe evaporar todo o álcool e secar um pouco, e aí então começa o principal. Vá colocando o caldo de legumes quente com uma concha: uma, depois a outra...esperando secar um pouquinho, sempre mexendo devagar,  mais umas 2 conchas e acrescente a abobrinha em cubos e o salsão picado. Ponha mais um pouquinho de caldo pra abobrinha cozinhar (não muito, o melhor é quando ela fica crocantezinha, delíciaaa) e em seguida prove o caroço do arroz. Se não tiver ao seu gosto coloque mais caldo e vá deixando secar, mas não muito. Assim que o arroz estiver no ponto coloque a manteiga e o queijo parmesão mexendo bem pra finalizar. Não é pra ficar seco. Ajuste o sal se precisar e sirva em seguida! É prato único mas no programa ele fez acompanhado de bife de chuchu a milanesa e salada de couve com sal, laranja e mel. Bom apetite! Beijos a tod@s!
    


Um comentário:

  1. Eiiita, deve ser uma delícia!!! Pode ser acompanhado de uma picanha gorda e acrescentar cubos de bacon ao preparo? rsrsrs

    Márcio Aguiar

    ResponderExcluir