sábado, 29 de junho de 2013

CARRETEIRO MOLHADINHO


     O arroz carreteiro é um prato tipicamente gaúcho e pode ser feito de várias formas. Assim como o baião de 2 do nosso Ceará, o carreteiro tem vários tipos, o sequinho, o molhado, tem baião com montão de ingredientes, tem o básico e por aí vai. Cada um tem um jeito próprio de fazer e o resultado são os mais variados. Esse carreteiro que vou ensinar é o molhadinho, feito com carne fresca e temperinhos caseiros. Aproveito pra lembrar também do nosso delicioso "Arroz Maria Isabel" feito somente com a carne de sol típica cearense. Mas voltando ao carreteiro...além de ser muito gostoso é versátil pois pode ser feito com linguiça ao invés da carne bovina, ou até com os 2 ingredientes misturados. Veja a receita como aprendi aqui no Rio grande do Sul e experimente! Bom apetite! Ah, os créditos da receita claro, vão pro Di que me ensinou!

INGREDIENTES
-500G de alcatra (pode ser também patinho, coxão mole, contra-filé ou picanha).
- 2 1/2 xícaras de arroz branco
-4 tomates picados (sem pele de preferência)
-1 cebola picadinha ou ralada
-1 pimentão picado (opcional)
-5 dentes de alho picadinhos
-Sal e pimenta do reino a gosto
-Salsinha e cebolinha a gosto (pegando pressão do primo pato que me perguntou, aqui não tem coentro, em fortaleza tem, então quem achar pode usar o cheirinho verde com coentro que fica ótimo rsrs...)
-2 ovos cozidos picados
-5 xícaras de água fervente (vai ficar sequinho, se quiser que fique beeem molhadinho coloque 8 xícaras de água pra 2 1/2 xícaras de arroz, fica a gosto de cada um, com 8 xícaras fica tipo uma sopa quase, que é o que eu prefiro)
-4 colheres de sopa de Óleo de Canola ou de Soja
-1 Colher de sopa de açucar

MODO DE FAZER
     Corte a carne em cubinhos pequenos, os temperos, deixando um pouquinho do tomate picado pra finalização do prato. Esquente bem uma panela (de preferência de ferro, ou qualquer panela que não tenha o fundo muuito fino). Não pule essa etapa de esquentar bem a panela, é fundamental pra que qualquer carne fique saborosa. Coloque dentro o óleo, diminua o fogo e logo em seguida coloque o açucar cobrindo o fundo da panela, deixe o açucar ficar moreninho-cuidado pra não queimar- e ponha a carne (tssssss, vai fazer esse barulho rsrs), mexendo bem. Deixe fritar bem, o açucar vai dourar a carne sem precisar de colorau ou qualquer coisa e deixar visualmente mais apetitosa. Acrescente a cebola, o alho, o pimentão e vá mexendo até sumir, deixando secar um pouco da água que se formou e adicione sal e pimenta do reino a gosto. Coloque então os tomates picadinhos e refogue bem. Junte o arroz, mexa mais um pouco e adicione a água. Ajuste o sal. Uns 2 minutinhos depois de pôr a água pode tampar a panela, diminuir o fogo e deixar o arroz cozinhar 10 minutos. Desligue o fogo, abra a panela (vai estar beeem aguadinho), salpique a salsinha picada, o tomate picadinho e tampe a panela por 15 minutos. Está pronto. Sirva em seguida com o ovinho picado pra quem gostar. É prato único mas pode ser muito bem acompanhado, tradicionalmente os acompanhamentos pra esse carreteiro aqui são esses: pãozinho francês fatiado, feijão preto, maionese(batata com maionese caseira), macaxeira ou batata doce cozida (com uma farofa com bacon delíciaaaa por cima que ensinarei outro dia). Fica bom demais!
     

Um comentário: