quarta-feira, 10 de julho de 2013

BAIÃO DE DOIS

     

     O Baião de Dois é um prato bem típico do Ceará, quase todo restaurante tem e nas casas é comum se fazer. Vou ensinar o jeito básico e simples, o baião do dia a dia. Tem várias formas de se preparar: mais incrementadas, mais seco, mais molhadinho, enfim...cada um dá o seu toque, mas o queijo é fundamental e o feijão não pode ser qualquer um. Bom apetite!
 

INGREDIENTES
 

-2 xícaras de chá de arroz branco comum (agulhinha)
-2 xícaras de chá de feijão de corda (ou feijão verde)
-3 colheres de sopa de manteiga de garrafa
-200g de queijo de coalho cortado em cubinhos

-2 pimentas de cheiro  picadinhas
-Cheiro verde picado (coentro e cebolinha)
-1 cebola roxa grande picada (pode ser a branca também)
-4 dentes de alho picados

-Sal a gosto
 

MODO DE PREPARO     
     
     Cozinhe o feijão, com a pimenta de cheiro  e o sal. Escorra o feijão e reserve o caldo. Em uma panela, aqueça um pouco de óleo refogue a cebola e o alho e junte o arroz já lavado e seco,Junte o caldo do cozimento do feijão, completando com água se necessário. Cozinhe o arroz, quando estiver quase seco, junte o feijão misture e deixe terminar de cozinhar. Retire do fogo e junte o cheiro verde, o queijo, a manteiga de garrafa. Sirva em seguida.
 

     Dicas de acompanhamento: No Ceará comemos acompanhado de paçoca, peixe frito, ovo, carne de sol ou sozinho mesmo. Quando fazemos churrasco é característico, quase indispensável, ter baião de dois pra acompanhar. 
     Quanto às variações que falei, vão desde adicionar creme de leite, requeijão, a nata cearense (que não é a nata daqui, lá no Ceará a nata é salgadinha e parece uma manteiga quase, diferente daqui que a nata é o creme de leite fresco). Costuma-se acrescentar carnes no preparo também(ex: torresmo, bacon, carne de sol etc).  Hummmm baiãozin!!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elane! Tudo bem com vc? Adoro suas receitas, sempre que posso sigo passo a passo cada dica do seu blog! Sou admirador de carnes vermelhas, você tem receita simples de um bom filet á parmegiana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo bem! é o prato preferido da minha cunhada luana, eu tb adoro filé a parmegiana mas quase nunca faço, vou pedir a receita pra minha mãe que é craque e ensino aqui no blog outro dia!

      Excluir